ppgau_bw.png
acervo-pm.png

Parceiros

memoriajp_bw_0.png
historiaenobres_logo.png
ADBR_logoPB.png
logocfpequeno2.png
vitruvius_logo_0.png
lama_logo-bw.png
la2_bw.png
Brutalist.png

Partindo de uma abordagem multidisciplinar sobre o conceito de paisagem, discute-se como tem sido a apreensão deste no campo da arquitetura e urbanismo. A inter-relação paisagem e cidade é o foco de interesse das pesquisas desenvolvidas pelo grupo, que se estruturam em três temáticas: Paisagem e Patrimônio, Paisagem Urbana e Paisagem Cultural, e Paisagem e Morfologia Urbana.

Trata-se de uma linha de pesquisa sediada no LPPM / UFPB, mas constituída por investigadores de diversos estados do Brasil: Clovis Ramiro Jucá Neto (CE), Juliano Loureiro de Carvalho (PB), Rubenilson Brazão Teixeira (RN), Maria Fernanda Derntl (SP), Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (SP), Josemary Omena Passos Ferrare (AL), Adriano Bittencourt Andrade (BA), Maria Helena Ochi Flexor (BA), Fânia Fridman (RJ). Este grupo se reúne desde 2008, visando intensificar a discussão, o intercâmbio e a difusão de conhecimento sobre a urbanização brasileira setecentista.

Trata-se de um projeto de pesquisa em fase inicial, cuja meta é registrar e estudar a arquitetura residencial que expressa o modo de habitar na cidade de João Pessoa, em diversos recortes temporais compreendidos entre o período colonial e o advento da arquitetura moderna. Esta arquitetura será estudada considerando alguns aspectos: enquanto registro da sociedade e seu modo de morar a cada tempo; como expressão formal dos diversos períodos da sua produção; como documentos da história urbana de João Pessoa, ao relacionar a arquitetura com os caminhos pelos quais a cidade se expandiu.

Visa desenvolver um banco de dados, disponibilizado em meio virtual, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos de diversas universidades brasileiras, pertinentes ao campo de estudo da história e teoria da arquitetura e do urbanismo, além da preservação do patrimônio, sendo este recorte temático delimitado a partir dos interesses específicos do Laboratório de Pesquisa Projeto e Memória.

Contribuir para a construção da história urbana da antiga cidade da Parahyba, entre a segunda metade do século XIX e o final da década de 1930, através da coleta de notícias contidas nos jornais que veiculavam naquela época. O produto resultante deste trabalho é uma base de dados que está subsidiando estudos relativos ao processo de construção e transformação da cidade, em particular, as pesquisas vinculadas ao PPGAU/UFPB.

Trata-se de um Projeto de Extensão que visa utilizar a internet como ferramenta para promover o conhecimento sobre o patrimônio histórico, arquitetônico e urbanístico da cidade de João Pessoa. Seu produto principal é uma webpágina que atua como um instrumento de educação patrimonial por ter um largo alcance perante a sociedade, contribuindo para reforçar a relação de identidade entre o cidadão e a sua cidade e conscientizar quanto à necessidade de preservar os registros de sua história.

linha de pesquisa - arquitetura e cidade: documento e patrimônio

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now