ppgau_bw.png
acervo-pm.png

Parceiros

memoriajp_bw_0.png
historiaenobres_logo.png
ADBR_logoPB.png
logocfpequeno2.png
vitruvius_logo_0.png
lama_logo-bw.png
la2_bw.png
Brutalist.png

linha de pesquisa - arquitetura moderna e contemporânea: historiografia e projeto

Esta pesquisa - coordenada pela professora Ana Elísia Costa (UFRGS), com a participação de pesquisadores da UFPel, UFPB e UEG -, tem como tema a habitação contemporânea brasileira e como objeto de estudo, projetos de habitação unifamiliar desenvolvidos por 25 arquitetos ou escritórios eleitos em 2010 como a “nova geração de arquitetos brasileiros”. 

O empenho em tomar a residência unifamiliar moderna e contemporânea como objeto empírico em uma pesquisa sobre as relações entre história e projeto na formação do arquiteto baseia-se na constatação de que embora a importância deste programa tenha sido repetida à exaustão ao longo do século XX, os resultados parecem girar sobre informações similares, confirmando dados conhecidos e, raras vezes, apresentando argumentos que incidam em novas questões.

O propósito desse projeto é avaliar o produto resultante do III Docomomo Norte-Nordeste, reunindo o conteudo elaborado, apresentado e discutido nesse evento, através das palestras, mesas redondas e sessões temáticas. 
O resultado foi a publicação do livro...

Registrar as notícias encontradas nos jornais locais sobre os exemplares de arquitetura e urbanismo modernos na Paraíba, entre 1950 e 1970, visando a construção de uma base de dados que subsidie as ações das agencias de preservação do patrimônio moderno e a produção de reflexões e ensaios sobre o tema. A pesquisa nos jornais locais é urgente (enquanto existem jornais de época) e importante (recurso de datação e autoria das obras de arquitetura).

Documentar a Arquitetura Moderna na Paraíba, a partir dos registros de pesquisas desenvolvidas na graduação, procurando contextualizar essa produção em relação à nacional, pensar/refletir sobre as questões que envolvem a preservação e fornecer subsídios as ações de intervenção sobre o patrimônio moderno.

O objetivo central da pesquisa proposta é o de comprovar o interesse no período entre 1975 e 1985 pelas arquiteturas desenvolvidas fora dos três principais centros difusores e a diversidade que marcou essa produção. A partir dessa primeira constatação que ambiciona estar alicerçada na seleção, quantificação e catalogação do material, se pretende precisar as estratégias utilizadas, desde um ponto de vista projetual, e os modos discursivos que caminhavam em paralelo a esta mesma produção.

O objetivo desta pesquisa é registrar, estudar e analisar exemplares de arquitetura moderna na Paraíba, objetivando a formação de uma base de dados que fornecerá subsídios aos futuros ensaios, pesquisas, artigos, dissertações e teses sobre o assunto.

Registro da produção arquitetônica e análise das características urbanas e morfológicas de seis ruas de João Pessoa: Rua Nova, Rua Direita, Rua da Areia, Rua do Comércio, Rua do Tambiá e Rua das Trincheiras.

O objetivo desta investigação é estudar certas especificidades de edifícios de uso misto projetados e construídos durante os anos 1940, 1950 e 1960 em seis grandes centros urbanos da América Latina: Caracas, Ciudad del México, São Paulo, Buenos Aires, Bogotá e Lima.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now